2 Pedro 3 Estudo: O Dia do Senhor e a Volta de Jesus

Atualizado: 9 de Abr de 2019

Em 2 Pedro 3, O apóstolo Pedro ensina acerca dos últimos dias. Muitos consideram a volta de Jesus Cristo algo demorado e que não irá acontecer. Pedro adverte que o tempo para Deus funciona de forma diferente e alerta para a sua fidelidade. Nenhuma das promessas ficou por cumprir.

De seguida, ele faz a descrições detalhadas sobre o que acontecerá no dia da volta de Jesus Cristo. E motiva-nos a perseverar na paciência do Senhor, porque isso é sinônimo de salvação.

Esboço de 2 Pedro 3:

2 Pedro 3.1 – 3: Os últimos dias

2 Pedro 3.4 – 8: A promessa do volta de Jesus Cristo

2 Pedro 3.9 – 14: O dia do Senhor

2 Pedro 3.15 – 18: A paciência em Jesus Cristo e a salvação

“AMADOS, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do SENHOR e Salvador, mediante os vossos apóstolos.” (2 Pedro3.1,2)

O Apostolo para conseguir atingir melhor o seu alvo com esta epístola, que é torná-los firmes e constantes por meio de uma lembrança prática e segura da doutrina do evangelho, ele expressa a sua afeição e ternura especiais por eles.

Isto ele faz ao chamá-los de amados, a evidenciar que ele acrescentou “…à piedade, o amor fraternal”, como ele os tinha exortado a fazer (capítulo 1.17). Os ministros precisam de ser exemplo do amor e da afeição, como também da vida e do procedimento.

Ele revela um amor sincero e uma preocupação fraternal por eles, ao escrever-lhes a mesma coisa, embora de outra forma. Sendo seguro para eles, não deve ter sido penoso para o autor escrever acerca do mesmo tópico, e seguir o mesmo propósito, por aqueles métodos que são os mais prováveis de serem bem-sucedidos.

O Mandamento de Cristo

“…do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos”; e por isso os discípulos e servos de Cristo devem considerar o que os enviados por Ele lhes declararam com sendo a vontade do seu Senhor.

O que Deus falou pelos profetas do Antigo Testamento, e Cristo ordenou por meio dos apóstolos do Novo, precisa de ser lembrado frequentemente; e os que transmitem essas coisas vão perceber as qualidades vivificadoras disso.

É por essas coisas que a mente pura dos cristãos deve ser estimulada, para que eles sejam ativos e vivificados na obra da santidade, e zelosos e incansáveis no caminho para o céu.