A GRAÇA DE DEUS

Efésios 2:8 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." A única forma pela qual qualquer um de nós pode ter um relacionamento com Deus, é por causa da Sua graça connosco. A graça começou no Jardim do Éden quando Deus sacrificou um animal para com a sua pele para cobrir Adão na sequencia do pecado destes (Gênesis 3:21).

Deus poderia ter matado os primeiros seres humanos logo ali por causa da sua desobediência. N entanto, em vez de destruí-los, o SENHOR escolheu construir um caminho para que pudessem renovar o relacionamento com Ele. Esse padrão de graça prosseguiu durante todo o Antigo Testamento, quando Deus instituiu os sacrifícios de sangue como um meio para expiar os homens pecadores. Não foi o sangue desses sacrifícios que purificou os pecadores; foi a graça de Deus que perdoou aqueles que confiaram nele (Hebreus 10:4; Gênesis 15:6).

O Apóstolo Paulo começou muitas das suas cartas com a frase: "graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Romanos 1:7; Efésios 1:1; 1 Coríntios 1:3). Deus é o instigador da graça, e é dele que surgem os outros fluxos de graça.

Deus mostra tanto misericórdia quanto graça, mas elas não são a mesma coisa. A misericórdia detém uma punição que merecemos; a graça dá uma bênção que não merecemos. Em misericórdia, Deus escolheu cancelar a dívida do pecado ao sacrificar o seu Filho perfeito em nosso lugar (Tito 3:5; 2 Coríntios 5:21). Mas Ele vai ainda mais além do ter misericórdia ao estender graça aos seus inimigos (Romanos 5:10). Ele oferece-nos o perdão (Hebreus 8:12; Efésios 1:7), a reconciliação (Colossenses 1:19-20), a vida abundante (João 10:10), o tesouro eterno (Lucas 12:33), o Seu Espírito Santo (Lucas 11 : 13) e um lugar no céu com ele um dia (João 3:16-18) quando aceitamos a sua oferta e colocamos a nossa fé no seu sacrifício.

Graça é Deus dando o maior tesouro aos que menos merecem - cada um de nós.