A importância de ir a Igreja

Há uma crescente teoria de que não é preciso viver em comunhão numa igreja local.

Um crente sem igreja é como uma criança sem família, um soldado sem exército, um jogador sem equipa, uma brasa sem braseiro, um estudante sem escola, um marinheiro sem navio, uma ovelha sem rebanho.

Nós não temos de pertencer a uma igreja para sermos salvos, mas se formos salvos passamos a pertencer à igreja. A Bíblia diz para não desprezarmos a igreja (1 Cor. 11:22). Diz para andarmos nela (1 Tim. 3:15). É tão importante que o Senhor a amou "e a Si mesmo se entregou por ela" (Ef. 5:25).

Tomé perdeu muito por não se ter reunido, em determinada ocasião, com os seus irmãos. Granjeou com isso a alcunha de “incrédulo”. A experiência de Tomé demonstrou que, quando a igreja se reúne, o Senhor manifesta-se ao crente duma forma como não se manifesta quando este está isolado. O Senhor não apareceu a Tomé em casa, mas no Cenáculo, aos discípulos reunidos.

O salmista, em pelo menos duas oportunidades, fala sobre a importância de ir à igreja: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Salmo 133.1); “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmo 122.1).

Há, de facto, uma bênção exclusiva reservada para nós quando nos reunimos, que nunca teremos se estivermos a sós.