João 21, 15-19

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Jesus e Pedro

15Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro:

— Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?

— Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! — respondeu ele.

Então Jesus lhe disse:

— Tome conta das minhas ovelhas!

16E perguntou pela segunda vez:

— Simão, filho de João, você me ama?

Pedro respondeu:

— Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus lhe disse outra vez:

— Tome conta das minhas ovelhas!

17E perguntou pela terceira vez:

— Simão, filho de João, você me ama?

Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu:

— O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus ordenou:

— Tome conta das minhas ovelhas.

18Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.

19Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado.

Então Jesus disse a Pedro:

— Venha comigo!

Jesus e o outro discípulo

20Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele. Este era o mesmo que estava ao lado de Jesus durante o jantar da Páscoa e que havia chegado para mais perto dele e perguntado: “Senhor, quem é o traidor?”

21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus:

— O que diz, Senhor, a respeito deste aqui?

22Jesus respondeu:

— Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso? Venha comigo!

23Então se espalhou entre os seguidores de Jesus a notícia de que aquele discípulo não ia morrer. Mas Jesus não disse isso. Ele apenas disse: “Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso?”

24Este é o discípulo que falou destas coisas e as escreveu. E nós sabemos que o que ele disse é verdade.

Os versículos de João 21 que contam essa conversa entre Jesus e Pedro fazem um jogo entre dois verbos: filew e agapaw, ambos normalmente traduzidos para o português como "amar". Sabemos que na língua grega, mesmo se todos os dois verbos têm o significado de amor, sintetizam níveis diferentes de amor: filew é amizade, enquanto que agapaw é amor profundo, que se doa, o verdadeiro amor cristão.

Vamos ver esquematicamente o que acontece no texto mencionado (coloco os verbos gregos translitelados no infinitivo), no diálogo entre Jesus e Pedro:

· Primeira vez (João 21,15): Pedro tu agapaw a mim? Sim, eu filew a ti!

· Segunda vez (João 21,16): Pedro tu agapaw a mim? Sim, eu filew a ti!

· Terceira vez (João 21,17): Pedro tu filew a mim? Sim, eu filew a ti!

É evidente que Jesus perguntava se Pedro o amava com amor verdadeiro e o discípulo dizia, resumindo, que era seu amigo.

João quer mostrar, com esse jogo de palavras que se perde nas traduções em português, que o discípulo de Cristo é chamado a viver o amor verdadeiro, que se doa completamente, como o amor de Cristo que se doa na cruz por todos nós.