O Perigo de Tomar a Santa Ceia Indignamente

O texto que expõe esta questão é 1Co 11. 27. “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.”

É um texto que apresenta uma advertência muito séria: Participar na ceia “indignamente” é tornar-se culpado perante Deus de um grave pecado.

Mas o que quis Paulo dizer neste texto com a palavra “indignamente”?

Para compreendermos corretamente a mensagem do texto, é preciso avaliar o contexto (o que vem antes e o que vem depois do referido texto). Observe-mos que o versículo mencionado está dentro de uma sessão que vai dos versículos 17 ao 34. E é dentro desta sessão que encontramos a resposta que procuramos. É importante observar que esta palavra é dirigida a igreja (aos crentes). É evidente que quem é descrente não deve participar da santa ceia, pois não teria significado algum.

Nos versículos 20 a 22 vemos claramente o que o apóstolo quis dizer com a expressão “indignamente”:

“Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come a sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!” (1Co 11. 20-22)

Vemos aqui o que Paulo quis dizer com comer a ceia "indignamente":

Eles não estavam a observar o modo correto de fazer a ceia, por isso, afastaram-se de seu real significado. E estavam a faze-lo de forma errada. “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor”. Vemos que a ceia perdeu o seu significado, ficando vazia. Mas o que eles estavam a fazer errado?

Eles estavam a celebrar a ceia de forma dividida e não em unidade (como corpo de Cristo, igreja) tal como deveria ser.

Os ricos desprezavam aqueles que nada tinham ou eram pobres, fazendo a sua própria ceia, enquanto os pobres eram postos à parte, fazendo estes também a ceia conforme podiam.

“porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.”.

Paulo condena essa desunião. Uma ceia dividida dentro da igreja não era a santa ceia que Cristo instituiu e, por isso, era pecado.

Os pobres eram envergonhados como se não fizessem parte do corpo de Cristo por serem pobres. “Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm?”.

Dos versos 23 ao 26 Paulo relembra-os do real significado da Ceia.

Seguindo com a sua orientação, Paulo procura uma correção para a questão, direcionando numa mudança de atitude baseada na reflexão: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29).

Esse “examinar” está ligado à questão anterior, ou seja, examinar se da forma que está a participar não está a pecar contra seus irmãos na fé e consequentemente contra Deus. Paulo chama-nos a examinar a seriedade do ato de participar da santa ceia como indivíduos que fazem parte de um corpo.

Paulo finaliza a reiterar o caráter de união da ceia. União de todos os servos de Cristo. Participar da ceia com qualquer forma de desunião é comê-la indignamente. *“Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.” (1Co 11. 33)

Concluo a questão dizendo que nem mesmo um pecado ocasional deve ser um empecilho para que se deixe de participar da ceia. Confesse o seu pecado e participe da ceia. A ceia é momento de [união] do povo de Deus e de relembrar o sacrifício do nosso Salvador, bem como, de avaliação interior e fortalecimento espiritual de cada um de nós e da igreja como um todo. Por isso, devemos refletir, tomar decisões para reparar possíveis erros e participar dela, fortalecendo-nos como indivíduos e como igreja (isto é comer a ceia dignamente).