O VAZIO DA ALMA

O ser humano nunca se sentiu tão sozinho como nos dias de hoje e só Deus pode preencher este vazio do coração. Se você sente a dor da solidão, busque a Deus e peça-lhe que o livre desse sofrimento e o encha de paz e alegria.

A solidão oprime, faz-nos pensar que nunca sairemos dessa condição, mas espero que esta mensagem o ajude a vencer a solidão.

Nós estamos a viver um tempo onde a população cresce cada vez mais, as pessoas estão cada vez mais conectadas através da internet, através dos meios de comunicação... Mas o ser humano nunca se sentiu tão sozinho como nos dias de hoje. Então, o que é a solidão?

A solidão é você sentir-se sozinho mesmo no meio da multidão. É você sentir-se esquecido quando está à espera de ser amado. E há mais pessoas solitárias do que imagina. E até, talvez, dentro da sua própria casa...

Há muitas viúvas que são viúvas de maridos que estão vivos, porque não têm companheirismo, não têm o afeto. Há muitos filhos, também, que se sentem abandonados pelos pais mesmo estando debaixo do mesmo teto. Há também idosos que são esquecidos pelos seus filhos nos asilos, abandonados. E também pessoas que estão nas ruas, que se sentem sozinhas, sem ninguém para poder ajudá-las.

Então a solidão é algo de muito difícil. Nós não conseguimos explicá-la, não sabemos muitas vezes o que fazer para lidar com ela. Creio que o próprio rei Davi, passou por um momento de grande solidão. Apesar de ter tudo, apesar de ter conquistado tudo o que sonhou para a sua vida... Tinha tudo ao seu alcance, mas, mesmo assim, sentiu-se como se não tivesse nada. Lemos no Salmo 25 a seguinte passagem:

"Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição" (Salmos 25:16,17).

O apóstolo Paulo também sentiu a dor da solidão. Aquele homem havia viajado pelo mundo inteiro, conhecido pessoas de diversos lugares, estava a fazer a vontade de Deus. Ou seja, ele tinha todos os motivos para se sentir bem. Mas ainda assim, ele sentiu-se só, quando foi preso pela segunda vez em Roma, onde escreveu a segunda Carta a Timóteo, e pediu que o seu filho amado na fé viesse vê-lo urgentemente, porque queria a sua presença junto de si.

Eis o que ele escreveu: "Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalónica. Crescente foi para a Galácia, e Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério" (2 Timóteo 4:9-11).

Perceba aqui que Paulo, mesmo revestido da força de Deus para superar os seus desafios, ainda assim precisava de um ombro amigo. Ainda assim ele precisava de pessoas, e nós não somos diferentes. Nós precisamos de alguém para caminhar ao nosso lado. Sozinho é muito mais difícil e a Bíblia afirma isso.

É mais fácil dois vencerem uma guerra do que um, porque se um cair não tem quem o levante, mas se ele tiver alguém junto dele, esse alguém vai ajudá-lo, vai levantá-lo. E nós precisamos de perceber que as pessoas que estão na nossa vida são uma bênção de Deus. E talvez essas pessoas também estejam a sentir-se sós, e nós podemos ser uma bênção na vida dessas pessoas. Então deixo aqui um concelho: procure a igreja, procure lugares onde as pessoas estão a buscar a Deus e, se você está a sentir-se só, essas pessoas poderão orar por si, poderão acompanhar, ajudar. E mesmo que você já se sinta uma pessoa acolhida, uma pessoa que tenha o amor dos seus familiares e dos seus amigos... Então é hora de você olhar para os mais necessitados.

Há muitas pessoas por aí, quietas, não dividem os seus problemas e que parecem estar bem. Mas se você conversar um pouco com elas, demonstrar atenção, interesse na vida delas, vai ver que elas também estão a sentir-se sós. E você poderá ser usado por Deus para alcançar o coração dessas pessoas.

Que Deus o abençoe.