Parábola dos Talentos

Na parábola dos talentos, um homem rico entregou os seus bens ao cuidado de três de seus servos, antes de partir de viagem. Ao primeiro deu cinco talentos de ouro. Um talento era cerca de 34 quilos de ouro, uma fortuna na época! Ao segundo servo, deu dois talentos e ao terceiro deu um talento. Assim distribuiu o dinheiro dessa forma, pois conhecia as capacidades de cada um deles (Mateus 25:14-15).

Os dois primeiros servos investiram o dinheiro e conseguiram duplicar o que tinham recebido. Mas o terceiro servo cavou um buraco no chão e enterrou o ouro!

Um dia, passado muito tempo, o patrão voltou e chamou os seus servos para prestarem contas. O primeiro servo mostrou como tinha duplicado os seus cinco talentos e seu senhor o recompensou (Mateus 25:19-21). Também o segundo mostrou como tinha duplicado os seus dois talentos e também foi recompensado, tal como o primeiro.

O terceiro servo desenterrou seu talento de ouro e entregou-o de volta ao patrão. Desculpando-se dizendo que não quis fazer nada porque tinha medo da severidade de seu senhor (Mateus 25:24-25). Mas o senhor ficou muito zangado com este servo. Pois mesmo tendo medo, teria sido fácil e seguro colocar o dinheiro a juros no banco. Ele tinha desperdiçado uma grande oportunidade! Por isso, o patrão mandou tirar-lhe o talento e dá-lo ao servo que tinha dez talentos e lançar o mau servo nas trevas (Mateus 25:28-30).

Na parábola dos talentos, o homem rico representa Jesus. Depois que ressuscitou, ele deixou a terra mas confiou a sua missão, a sua autoridade e os seus dons aos seus seguidores (Mateus 28:18-20). O nosso trabalho, enquanto seguidores de Jesus, é trabalhar para a glória de Deus, a investir tudo o que recebemos dele.

Jesus dá tesouros a cada um de nós: A Sua Palavra, o Espírito Santo, amor, dons... E com esses tesouros vem a responsabilidade de os administrar bem. Jesus conhece as nossas capacidades e não nos dá mais do que conseguimos administrar. A cada um Ele dá de acordo com as suas capacidades (1 Coríntios 12:4-7).

Existem muitas pessoas que dizem crer em Jesus mas nem todos são verdadeiros seguidores. A fé sincera revela-se nas atitudes e ações (Tiago 2:26). Aqueles que creem em Jesus aproveitam o que Ele lhes dá e usam tudo para expandir o Reino de Deus. Cada um faz o que consegue com os recursos que Deus lhe deu e Deus ajuda a multiplicar.

Os falsos seguidores são como o servo inútil. Eles não amam Jesus. A sua verdadeira motivação é o medo de um Deus severo. Pensam que estão a obedecer a Deus mas não entendem a maravilhosa bênção do amor de Deus. Como o seu coração não é realmente dedicado a Deus, eles não aproveitam o que Deus lhes dá e trabalham de mau grado.