Qual o propósito da nossa existência, ou o propósito de Deus para a nossa vida.

– Quem sou eu?

– Por que estou aqui?

– Para que eu nasci?

– Para onde vou?

– O que devo fazer?

– Onde está Deus?

Ouvimos perguntas como estas quase todos os dias.

De pessoas que não conhecem o SENHOR e que ainda não descobriram o propósito ou a razão da sua existência.

E os crentes? Será que todos os crentes conhecem o propósito da sua existência?

Em Provérbios 19:21, lemos – “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá”

Creio no plano geral de Deus para a Igreja,

Mas também creio num plano individual para cada um de nós.

Possivelmente todas as pessoas têm os seus próprios planos, projetos e sonhos que desejam alcançar ou realizar.

No entretanto, quando isso não está alinhado com o plano de Deus, pode tornar-se numa frustração.

Isaías 55:8 e 9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

Penso que nenhum de nós contesta que os propósitos e planos de Deus para nossas vidas são maiores e melhores do que os nossos próprios propósitos e planos.

Então porque é que temos tanta dificuldades em aceitar isso?

- Será porque é mais fácil fazer a nossa própria vontade;

- Ou não gostamos de nos submeter, ou depender de outrem.

E desejamos ser individualistas e autónomos;

- Ou será porque atender ao plano de Deus, implica dependência mas também compromisso.

Por outro lado, qual o caminho para conhecermos e sabermos qual o plano de Deus para a Sua Igreja e consequentemente para as nossas vidas?

Apocalipse 2:7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

O primeiro passo é ouvir o SENHOR.

Vivemos um tempo em que existe maior grande facilidade em falar, porém enormes dificuldades para ouvir.

E ouvir implica em ficar em silêncio,

atento ao que o outro está a dizer, processando aquilo que está ser dito. Para ouvir o SENHOR é preciso calar a voz do mundo, a voz do próprio eu Para se ouvir Deus é necessário que se invista tempo em oração. Se desejamos conhecer alguém mais intimamente há necessidade de passarmos tempo com essa pessoa, para sabermos como ela pensa, o que deseja, quais suas vontades e sonhos. E a oração é uma prática que a igreja moderna pretende perder, ou já perdeu. Para sabermos do propósito de Deus para a nossa vida, importa SABER O TEMPO DE DEUS.

Eclesiastes 3:11 – “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo”

Porque a velocidade é uma marca do nosso tempo, o tempo de Deus é diferente do nosso tempo.

Para nós Deus está sempre atrasado. E muitos precipitam-se e correm na frente de Deus, o que lhes ocasiona muitas decepções.

Quando nos ajustamos ao tempo de Deus descobrimos que tudo dá certo, pois Ele está no controle de todas as coisas. Quando nos ajustamos ao tempo de Deus, a ansiedade, e a angústia não tem lugar na nossa vida.

Para sabermos do propósito de Deus para a nossa vida, importa sabermos que O PLANO DE DEUS É PROCESSUAL

Filipenses 1:6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” Necessitamos de compreender e de lembrar que o plano de Deus é um processo. Nós vivemos na época da alta velocidade (TGV e 5G), do micro-ondas, do fast food (comida rápida, instantânea), não temos tempo a perder. Não nos podemos dar ao luxo de esperar. (que tristeza de vida essa) O SENHOR tem procedimento e método de trabalho próprio para que possamos perceber aquilo que ELE está a fazer na nossa vida,

O orientação que nos está a dar;

- para curar a nossa alma,

- Para formar o nosso caráter,

- A trabalhar os nosso corações e a nossa forma de pensar.

O SENHOR trabalhar em processo para gradativamente trazer revelação daquilo que ELE quer e espera de nós.

Para que possamos ir descobrindo isso no dia a dia, é imprescindível que tenhamos sensibilidade espiritual, (dando liberdade ao Espírito Santo de Deus em nós)

o que nos permite ter a percepção daquilo que está a acontecer à nossa volta (podem ser coisas positivas ou negativas), mas que estão a cooperar para que o propósito de Deus se cumpra na nossa vida.

Portanto façamos o fineza de:

Orar mais,

Ler e estudar mais a Bíblia

Ser mais assíduos e envolvidos com a Igreja de Deus.

E assim atempadamente encontraremos o bom e apropriado propósito para as nossas vidas