Regresso aos Cultos e reuniões presenciais da Igreja

Estimados Amigos e Irmãos em Cristo;

Hoje retomamos os Cultos presenciais, tendo o nosso primeiro Culto de Domingo.

No entanto e ainda devido ao período de calamidade que vivemos em consequência da Covid 19, fizemo-lo conforme para as recomendações da Direção Geral da Saúde.

Se o SENHOR assim o permitir, a partir de agora retomamos normal a prática de todas a reuniões, estando sempre atentos às recomendações das autoridades

Procedimentos para os Cultos e reuniões presenciais da Igreja

Não devem comparecer nos Cultos e Reuniões de Igreja, os irmãos que apresentem sintomas tais como:

• Tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual);

• Febre (temperatura ≥ 38.0ºC);

• Dificuldade respiratória

Salvo estas exceções todos os irmãos que se dirijam aos Cultos e reuniões de Igreja devem:

- Estar disponíveis para o controlo individual de temperatura que irá ser realizado à entrada.

- Levar mascara, pois o uso de mascara é obrigatório durante todo o tempo de duração do Culto, desde o momento de entrada no edifício até ao momento saída do mesmo. Apenas está prevista a sua retirada para os irmãos que irão fazer uso da palavra, e estes mantendo o distanciamento social recomendado.

- Levar para a sala de Culto o menor número possível de objetos.

- À entrada para o Culto, deve proceder-se à desinfeção das mãos com fluido desinfetante disponível em dispensador próprio colocado à entrada do edifício.

- A organização da disposição das pessoas na sala de Cultos será orientada pelos irmãos designados para o efeito. O distanciamento entre pessoas ou famílias será o possível, à semelhança do que está permitido ao setor da aviação civil.

- A distribuição dos símbolos na celebração da Santa Ceia será realizada da seguinte forma:

• Este é o único momento do Culto em que os participantes podem retirar a máscara, mas só no exato momento em que levam o Pão e o Cálix à boca.

• Distribuição do Pão - O Ancião entregará o pedaço em mão, devendo o participante entender a mão em forma de concha para o receber.

• Distribuição do Cálix – O Ancião entregará o cálix em mão e após tomar o Cálix, o participante deve aguardar a passagem de uma segunda bandeja para a recolha do mesmo. (os cálices foram e serão sempre desinfetados com lixivia, como já era procedimento antes da pandemia).

- As ofertas deverão continuar a ser feitas da mesma formas como o foi durante o período de confinamento, poderão continuara a faze-la por transferência bancária, ou entrega-la dentro de um envelope aos Anciãos, mas agora no final do Culto.

- No prazer do reencontro seria natural que o contacto físico, como, apertos de mão, beijos e abraços, fossem desejáveis e admissíveis, contudo nesta situação pedimos encarecidamente que estas manifestações de carinho não aconteçam.

- Estimulamos como é nosso costume que depois do Culto, que as pessoas possam conversar, contudo, que este ato seja feito no exterior do edifício com a máscara colocada ou mantendo o distanciamento social recomendado.

Outras informações:

- Propositadamente foram tiradas as toalhas em tecido sendo sido substituídas por toalhas de papel descartáveis. Por favor, após a sua utilização não as coloquem na sanita, antes no cesto dispensado para o efeito.

- Pedimos que sejam contidos na quantidade de pertences a levar para o interior do edifício, nomeadamente: Sacos, vestuário, carrinhos de bebé e outro objetos que vos ocorram.

Desde já gratos pela vossa atenção e compreensão, e vamos todos juntos procurar da melhor forma viver esta nova situação, buscando sempre a sabedoria e a força do SENHOR